Esta página destina-se a divulgação de pesquisas, reflexões, estudos e discussões a respeito do tema. Sejam bem vindos!!
Participem deixando sugestões e ou críticas utilizando a opção Comentários. Voltem sempre, novidades a cada dia...

Até breve e um grande abraço da autora!!

Definindo para entender melhor

ÉTICA, VALORES HUMANOS E CIDADANIA



o Ética: É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Está relacionada com o sentimento de justiça social, sob o ponto de vista do bem e do mal;

o Valores humanos: É uma concepção, explícita ou implícita, própria de um indivíduo ou característica de um grupo, acerca do desejável, que influi na seleção dos modos, meios e fins de ação acessíveis;

o Cidadania: É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive, "Cidadania= direito de ter direito



¢


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aprender para ser feliz...



O sistema atual de ensino enfatiza o cérebro, em detrimento do coração. Todo conhecimento é de fora para dentro.
As crianças sofrem uma forte pressão para alcançar o sucesso, não a felicidade. Aprendem a ganhar a vida, não a viver. Isso traz a infelicidade e, consequentemente, a violência na família, nas escolas, nas instituições e em toda sociedade.
 O resultado são mentes inquietas e corações infelizes. Pessoas mal resolvidas e amarguradas. Constroem-se assim o mau caráter e a fraca personalidade, gerando permanentes conflitos dentro de cada um e na sociedade. É assim que surge a violência nas suas mais variadas manifestações.




  Para mudar, é preciso desprogramar os códigos reprodutores de estilos destrutivos de comportamento, passando a vivenciar e irradiar os valores essenciais e universais do homem.
  A ênfase que é dada hoje ao cérebro, volta-se para o coração, que é a fonte de toda a sabedoria. O coração do Programa de Educação em Valores Humanos está nas crianças e nos adolescentes, mas sua energia abrange gradual e amorosamente a família e a comunidade. 






Existe uma criança adormecida dentro de cada homem e de cada mulher, que pode ser redespertada para o aprendizado que assegura a felicidade e, consequentemente, o sucesso de qualquer ser humano. Primeiro a gente é feliz, depois a gente faz sucesso.
   Nas escolas onde o Programa de Educação em Valores Humanos é desenvolvido, a criança aprende desde cedo a prática dos cinco (5) valores  fundamentais à construção de um caráter sólido: VERDADE, AÇÃO CORRETA, PAZ, AMOR E NÃO-VIOLÊNCIA. Isso vai fazer dela um ser humano inteiro – amoroso e solidário.
A criança aprende também a desenvolver suas potencialidades naturais e o sentido da UNIDADE - somos um só corpo, uma só energia. A nova ordem mundial se resume a duas simples palavras: COMPARTILHAR E EVOLUIR

  O silêncio, tão pouco valorizado na Educação, é um poderoso instrumento na construção do ser humano completo. Ele nos permite acessar o nosso eu interior, onde reside a fonte de toda a sabedoria. A Educação em Valores Humanos promove o encontro da criança com ela mesma e, por isso, tem no silêncio uma de suas mais importantes ferramentas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário