Esta página destina-se a divulgação de pesquisas, reflexões, estudos e discussões a respeito do tema. Sejam bem vindos!!
Participem deixando sugestões e ou críticas utilizando a opção Comentários. Voltem sempre, novidades a cada dia...

Até breve e um grande abraço da autora!!

Definindo para entender melhor

ÉTICA, VALORES HUMANOS E CIDADANIA



o Ética: É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Está relacionada com o sentimento de justiça social, sob o ponto de vista do bem e do mal;

o Valores humanos: É uma concepção, explícita ou implícita, própria de um indivíduo ou característica de um grupo, acerca do desejável, que influi na seleção dos modos, meios e fins de ação acessíveis;

o Cidadania: É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive, "Cidadania= direito de ter direito



¢


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Uma nova Educação para um mundo novo e melhor...

A transformação social almejada pela humanidade em direção a uma sociedade de paz e harmonia, passa necessariamente por uma mudança no processo educacional que deve formar o ser humano capaz de construir esse mundo novo.
Isso exige uma revisão na proposta educativa no sentido de uma expansão da compreensão da realidade e do desenvolvimento do ser humano nos seus níveis intelectual, afetivo, emocional e espiritual, seu compromisso com a ética e a responsabilidade social e planetária, numa visão de educação integradora e formadora de caráter.


A abordagem da Educação em Valores Humanos busca integrar essas dimensões, do conhecer,
do pensar, do vivenciar e do agir do ser humano, e para isso propõe uma formação que nos leve
a dominar os conhecimentos na fronteira das ciências,e do avanço de campos científicos que estão estabelecendo novas visões de mundo, da visão de novos processos em educação, de perspectivas éticas, sob um ponto de vista complexo e complementar que fundamenta os novos paradigmas da ação humana.
Este deve ser um compromisso institucional e individual profundo com a ação amorosa. 

  Ainda que o amor não possa ser quantificado nem
definido cientificamente, manifesta-se no servir, que implica sair de nós mesmos.
  Servir nos leva à percepção da unidade na diversidade, e nos oferece a chave para a abertura da alma.
   Esta proposta visa propiciar essa formação visando a construção de uma sociedade ética, amorosa e harmônica, a partir da formação do caráter de forma integradora globalizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário