A transformação social almejada pela humanidade em direção a
uma sociedade de paz e harmonia, passa necessariamente por uma mudança no processo educacional que
deve formar o ser humano capaz de construir esse mundo novo.
Isso exige uma revisão na proposta educativa no sentido de uma expansão da
compreensão da realidade e do desenvolvimento do ser humano nos seus níveis
intelectual, afetivo, emocional e espiritual, seu compromisso com a ética e a
responsabilidade social e planetária, numa visão de educação integradora e
formadora de caráter.
A abordagem da Educação em Valores Humanos busca integrar
essas dimensões, do conhecer,
do pensar, do vivenciar e do agir do ser humano, e para isso propõe uma
formação que nos leve
a dominar os conhecimentos na fronteira das ciências,e do avanço de campos
científicos que estão estabelecendo novas visões de mundo, da visão de novos
processos em educação, de perspectivas éticas, sob um ponto de vista complexo e
complementar que fundamenta os novos paradigmas da ação humana.
Este
deve ser um compromisso institucional e individual profundo com a ação
amorosa.
Ainda que o amor não possa ser quantificado
nem
definido cientificamente, manifesta-se no servir, que implica sair de nós
mesmos.
Servir nos leva à percepção da unidade na
diversidade, e nos oferece a chave para a abertura da alma.
Esta proposta visa propiciar essa formação
visando a construção de uma sociedade ética, amorosa e harmônica, a partir da
formação do caráter de forma integradora globalizante.
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